More
    HomeESPORTESNovo técnico do Botafogo, Artur Jorge já 'bateu na trave' por marca...

    Novo técnico do Botafogo, Artur Jorge já ‘bateu na trave’ por marca de Jorge Jesus


    Nesta sexta-feira (5) o mistério teve fim: Artur Jorge foi oficializado como novo técnico do Botafogo, ocupando a vaga deixada por Tiago Nunes. Esta será a primeira experiência internacional do português de 52 anos, que estava no Braga e assinou contrato válido até o fim de 2025.

    Mas, afinal de contas, quem é Artur Jorge? Ex-zagueiro, foi revelado pelo Braga e se aposentou dos gramados em 2005 a serviço de outro time português, o Penafiel. Depois de não levantar nenhuma taça enquanto atleta, pendurou as chuteiras e, quatro anos depois, em 2009, virou treinador.

    A trajetória na área técnica teve início no Famalicão, atualmente na elite do futebol português, mas rapidamente retornou ao Braga para trabalhar nas categorias de base do clube. E boa parte da carreira foi dedicada aos jovens jogadores.

    Somente na temporada 2019/20 o comandante teve a sua primeira chance no time principal do Braga, como interino, comandando a equipe em 5 jogos, com 3 vitórias conquistadas.

    Artur Jorge foi efetivado no cargo na temporada passada (2022/23), quando o Braga terminou o Campeonato Português no lugar, inclusive com números expressivos.

    Antes de se mudar para o Brasil, o treinador ainda faturou o seu primeiro título da carreira, o da Taça da Liga de Portugal, eliminando o Sporting na semifinal e batendo o Estoril na decisão.

    ‘Bateu na trave’ por marca de Jorge Jesus

    Foi também na última temporada europeia que o treinador ficou perto de bater um recorde deixado por Jorge Jesus, que teve uma passagem vitoriosa no Brasil pelo Flamengo e hoje está no Al Hilal.

    Na temporada 2008/09, Jesus bateu a marca de ficar em 26 dos 48 jogos à frente do Braga sem ser vazado, que até hoje é um recorde. Artur Jorge, por sua vez, fechou a campanha passada sem sofrer gols em 24 das 53 partidas em que comandou o clube da região do Minho.

    Por outro lado, superou outro técnico português que passou pelo Brasil, mas especificamente no Santos: Jesualdo Ferreira, cujo recorde é de 20 jogos em 38 sem sofrer gols.

    Este ano, durante a disputa do Final Four da Taça da Liga, Artur Jorge também citou outro técnico lusitano que desembarcou no Brasil: Abel Ferreira, no Palmeiras.

    Ao ser questionado sobre o equilíbrio do Campeonato Português, citou o Brasileirão do ano passado, conquistado pelo Alviverde, que tirou uma quantidade de pontos considerável do próprio Botafogo.

    “Basta ver o Brasileirão e o exemplo do Abel Ferreira. Aqui seria muito difícil acontecer algo assim. Há que ter um plano e não nos desviarmos dele”, disse à época.

    Artur Jorge deixou o Braga em lugar na Liga Portuguesa, com 56 pontos somados, enquanto o líder Benfica tem 67. Com essa colocação, os bracarenses vão se garantindo na próxima edição da UEFA Conference League.

    Próximos jogos do Botafogo:



    Source link

    spot_img
    spot_img
    spot_img
    spot_img
    spot_img

    Must Read

    spot_img