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    Você está pronto para ser um líder?


    Na coluna anterior, discutimos o cerne da gestão de conflitos: a aceitação das divergências naturais de pensamento, sentimentos e de comportamentos. A essência da liderança reside em fomentar a cooperação espontânea entre equipes integradas, alinhadas com objetivos comuns, por meio de estratégias consensuais e do compartilhamento de ideias. O verdadeiro líder busca sempre o caminho do ganha-ganha, disposto a ceder desde que todos estejam dispostos a abrir mão de alguma forma. Em uma negociação bem-sucedida, todas as partes devem sair satisfeitas e se sentindo respeitadas, alcançando uma conclusão consensual para o conflito.

    Para fechar essa temática, compartilho um teste para você descobrir se tem futuro ou está pronto para a liderança?

    Responda às perguntas a seguir atribuindo a cada uma um número de 1 a 4, conforme este critério:
    4 – Frequentemente
    3 – Algumas vezes
    2 – Raramente
    1 – Nunca

    • Você conhece os resultados, os investimentos e os projetos da empresa?
    • Você se mantém informado sobre os outros setores da empresa, conhece suas dificuldades e comemora as vitórias deles?
    • Você auxilia todos, inclusive o seu chefe, a enfrentar novos desafios?
    • Você se mantém em constante contato com pessoas de fora da empresa?
    • Você participa da elaboração da missão, visão e valores da empresa e procura disseminá-los o tempo todo?
    • Você tem consciência de que é seu dever produzir lucro e criar uma empresa melhor?
    • Você repassa memorandos, relatórios e outras informações para pessoas que possivelmente não têm acesso a eles?
    • Você consegue resolver situações difíceis antes que elas se transformem em problemas?
    • Você forma alianças com pessoas de outras unidades visando conquistar metas conjuntas?
    • Você tem coragem de abordar temas que podem gerar desconforto na equipe, como prejuízos financeiros e conflitos não assumidos?
    • Você procura entender o ponto de vista de colegas de outras funções mesmo quando discorda dele?
    • Você administra seu tempo de maneira que mantenha um balanço saudável entre trabalho e vida pessoal?
    • Você sabe delegar, visando ter tempo para fazer novos negócios?
    • Você trabalha para que todas as realizações inovadoras das empresas sejam bem-sucedidas?
    • Você sabe ver o lado positivo dos momentos de crise, enxergando neles oportunidades para mudanças?
    • Você recorre aos valores pessoais ideais e aspirações quando descreve a direção estratégica da empresa?
    • Você recompensa e reconhece publicamente aqueles que contribuem para o sucesso da empresa?
    • Você procura aprender o máximo possível sobre o problema, antes de desistir ou se desesperar?
    • Você procura desenvolver planos de longo prazo, transmitindo-os para todos os que trabalham na sua unidade?
    • Você nunca deixa uma tarefa que considera importante para amanhã?
    • Você estimula a equipe a superar os seus limites?
    • Você envolve pessoas de todos os níveis na realização de importantes mudanças e decisões?
    • Você estabelece metas claras para sua equipe?
    • Você está atento às necessidades de longo e de curto prazo da equipe e da empresa?
    • Você cria mecanismos na empresa que estimulam o crescimento da equipe?
    • Você acredita sempre, mesmo quando os outros desistem?
    • Você procura montar um grupo cujos integrantes têm estilos, habilidades e pontos fortes diversificados?
    • Você tem uma palavra de estímulo quando os resultados não são satisfatórios?
    • Você escuta a opinião da equipe, sempre estimulando os colaboradores a pensar, participar e assumir novos desafios?
    • Você estimula as chefias a valorizar e os sentimentos de seus colaboradores?
    • Você dá feedback preciso e honesto?
    • Você procura colocar cada pessoa na função certa para ela?
    • Você sabe envolver todos os colaboradores com os problemas, projetos e ações da empresa?
    • Você é cooperativo, leal, ético e sempre cumpre o que promete?
    • Você dá retorno às reivindicações, solicitações, ideias e propostas?
    • Você tem humildade para aceitar as críticas como uma forma de transformar os erros em aprendizagem?
    • Você é ambicioso e quer sempre mais, tanto em relação às metas profissionais quanto à qualidade de vida?
    • Você procura criar um ambiente de trabalho agradável na empresa?

    RESULTADO
    Após preencher todos os itens, some o total e o divida por 38. Uma pontuação entre 3 e 4 indica que você tem futuro como líder. Um resultado abaixo de 3 sugere que, talvez, você precise se matricular com urgência em algum curso de formação em liderança.

    Fonte: Você S.A( livro: O líder que faz a diferença, bispo Robson Rodovalho, PG. 114 a 119)



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