O anúncio de que o Brasileirão terá um jogo de abertura a partir da próxima temporada ocultou um ponto importante do calendário do futebol divulgado pela CBF nesta terça-feira (31): o campeonato não será paralisado durante a Copa América.
O torneio de seleções está previsto para acontecer entre 20 de junho e 14 de julho, com sede nos Estados Unidos (um dos países que receberá a Copa do Mundo de 2026, ao lado de México e Estados Unidos). O Brasil estará presente na disputa, embora ainda não conheça as datas dos jogos ou o grupo que enfrentará.
Enquanto a seleção estiver em terras norte-americanas, o Brasileirão seguirá a todo vapor de acordo com a programação da CBF. No período da Copa América, serão disputadas seis rodadas (13ª à 18ª).
Isso sem contar as rodadas 11 e 12, previstas para acontecer na semana que antecede a Copa América e portanto sem os jogadores convocados, e também a 19, marcada para três dias após a final do torneio de seleções.
Ou seja, embora o restante do calendário projete paralisações em épocas de Data Fifa, para amistosos e jogos de eliminatórias da Copa do Mundo, é muito provável que vários clubes da elite nacional disputem até nove rodadas desfalcados de alguns de seus principais jogadores. Isso representa 23% do campeonato inteiro, que tem 38 rodadas.
O Brasileirão está previsto para começar em 14 de maio, com a partida de abertura prometida pela CBF (a tendência é que o campeão de 2023 seja um dos times presentes neste jogo). A rodada final acontece em 8 de dezembro.
No desenho do calendário da CBF, foram definidas também as datas de competições estaduais e outras nacionais, como a Supercopa do Brasil, a Copa do Brasil e as séries B, C e D do Brasileiro.







