More
    HomeBRASÍLIAFamiliares de Islan da Cruz pedem por justiça em velório e motorista...

    Familiares de Islan da Cruz pedem por justiça em velório e motorista acusado afirma não ter ingerido álcool no dia do acidente

    spot_img


    O pai, Jorge Nogueira, também pede por justiça: “Eu vou levar a dor pra sempre, mas quero que a justiça seja feita”

    Por Lurya Rocha
    [email protected]

    O velório do jovem Islan da Cruz Nogueira, passageiro do carro alvejado por policiais após furar uma blitz, aconteceu ontem (31) pela manhã, no cemitério Campo da Esperança, da Asa Sul. A família da vítima considera imprudente a forma como os agentes agiram naquela noite e esperam uma resposta da justiça. Entretanto, o comandante de Policiamento de Trânsito, Edvã Sousa, defende que os policiais adotaram o procedimento e as técnicas para os quais foram treinados.

    Momentos antes do sepultamento, amigos e familiares carregaram cartazes pedindo por justiça. Islan era o mais velho de dois filhos e sua mãe, Marineide Florinda da Cruz, grávida de 4 meses, lamenta a perda. O pai, Jorge Nogueira, também pede por justiça: “Eu vou levar a dor pra sempre, mas quero que a justiça seja feita”.

    Ataliba Neto, delegado responsável pelo caso, abriu dois inquéritos policiais sobre o ocorrido na noite de sábado (28). O primeiro será para investigar o motorista, Raimundo Cleofás Alves Aristides Júnior, por tentativa de homicídio, embriaguez ao volante e resistência. O outro é autônomo e tem o objetivo de apurar e investigar as circunstâncias da morte do jovem, para definir se foi homicídio ou legítima defesa por parte dos policiais militares, o que não configura crime. A investigação deve identificar qual agente disparou os tiros que mataram o passageiro, além de concluir com o laudo técnico quantos tiros acertaram o veículo e pneus.

    O motorista que conduzia o carro passou por audiência de custódia e a prisão em flagrante foi convertida em preventiva, sem data para acabar. O juiz responsável, Rômulo Batista Teles, alegou que “os fatos apresentam gravidade concreta” e que as atitudes do acusado demonstraram a todo momento “especial periculosidade e ousadia ímpar”, tornando necessária a prisão cautelar para a garantia da ordem pública e prevenir que o delito seja cometido novamente. Foi destacado pelo juiz, também, que o falecimento de Islan foi resultado da conduta imprudente do acusado, visto que os disparos de arma de fogo efetuados pelos policiais com o objetivo de parar o carro foram consequência da desobediência do motorista.

    Segundo o delegado, Raimundo não prestou depoimento no dia da prisão por conta do nível de embriaguez que se encontrava. Ele prestou depoimento apenas na segunda-feira (30) na 5ª Delegacia de Polícia (DP). Em seus relatos, afirmou que era amigo de Islan, que foi ao bar encontrá-lo para emprestar um dinheiro e que iria deixá-lo em casa pois a vítima havia ingerido álcool. Ainda declarou que parou na blitz e chegou a abaixar o vidro do carro, mas que não desceu do veículo como ordenaram os policiais porque o plugin (pedal) do acelerador do veículo travou e não conseguiu fazer o carro parar. Afirma que assim que ouviu um disparo de arma de fogo, ficou desesperado e acelerou o automóvel seguindo em direção à Praça dos Três Poderes, mas não se lembra do segundo ponto de bloqueio nem de ter atropelado um PM durante a fuga.

    Negou que se recusou a fazer o teste do bafômetro e afirmou não ter ingerido bebidas alcoólicas naquele dia. Porém, o laudo preliminar de exame de corpo de delito do IML da PCDF, feito na madrugada de domingo, (29) concluiu que Raimundo apresentava diversos sintomas de embriaguez alcoólica.


    CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

    Por fim, o empresário relatou que, depois de descer do veículo e desmaiar na pista, acordou sendo agredido por um PM que lhe deu murros na costela e pisou em sua cabeça. A defesa do acusado vai pedir sua soltura à justiça. Sobre as agressões, a Polícia Militar afirmou que não se manifesta sobre depoimentos em qualquer fase das investigações.



    Source link

    spot_img
    spot_img
    spot_img

    Must Read

    spot_img