15.9 C
Brasília
quinta-feira, junho 25, 2026

Projeção: seria assim a nova picape que a Volkswagen fará no Paraná?


vw picape nova 1
vw picape nova 1

A Volkswagen aprovou um novo plano de investimentos para o Brasil, anunciado como um total de R$ 16 bilhões a serem gastos num período que vai até 2028, focando em híbridos, elétricos, motor, plataforma e novos produtos.

Entre estes novos carros, que serão quatro inéditos, estará uma picape a ser fabricada em São José dos Pinhais, no Paraná. Quando se fala no assunto, o nome Tarok é a primeira coisa que vem no pensamento, afinal, a VW fez o conceito em 2018.

Por motivos que não sabemos exatamente, a montadora pegou o projeto e jogou na gaveta, desaparecendo na secretíssima Ala 17, o chamado “Pico da Neblina”, na fábrica da Anchieta.

vw picape nova 2
vw picape nova 2

Agora, a menção a uma nova picape faz ressurgir a ideia da Tarok, porém, alguns sinais apontam para uma mudança nesse sentido. O motivo é que o conceito era feito sobre a base MQB-A1 do Taos, mas no Paraná, o T-Cross (MQB-A0) é quem domina a linha.

Compartilhar componentes com o SUV da marca ajudaria a reduzir os custos que, provavelmente, impactaram a Tarok. Ciro Possobom, CEO da VW Brasil, disse ao site Automotive Business: “Sabemos que temos uma lição de casa para fazer e vamos trabalhar nesta direção, por isso, esse projeto da nova picape no Brasil”.

tarok 1 1
tarok 1 1

Ao site Auto Data, Possobom revelou que o design já está validado e que o projeto está bem avançado, porém, adiantou: “Mas ainda não será este ano que vamos apresentar esse produto”.

Seja quando for, a ideia de uma picape cabine dupla monobloco colocaria a VW num segmento intermediário entre a Saveiro e a Amarok, que a VW frisou continuar em produção na Argentina.

tarok 2 1
tarok 2 1

Como se sabe, lá atrás, para os hermanos, a VW revelou uma Saveiro NG, até agora não executada. O mesmo, na época, para o projeto do MQB-A00, que seria o carro de Taubaté, também não feito ainda.

Seria, então, essa nova picape, derivada do T-Cross e com porte intermediário, surgindo como sucessora da Saveiro e medindo entre 4,70 m e 4,75 m de comprimento?

tarok 3 1
tarok 3 1

A GM fez uma aposta nessa faixa com a Nova Montana, onde também existe a Oroch. Seria uma forma de sucessão da Saveiro, mas a VW assim não entraria numa briga com Toro e Rampage, por exemplo.

Caso herde a base do T-Cross, como a Montana com o Tracker, a Oroch com o Duster ou mesmo, numa escala maior, da Maverick com o Bronco Sport, essa nova picape poderia ter 1,751 m de largura e ser como nessa projeção de Kleber Silva. Seria uma boa aposta?

[Projeção: KDesign AG/Fontes: Auto Data/Automotive Business]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!



Source link

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

NOTÍCIAS