O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou, nesta quinta-feira (30), que enviará de dez a 20 peritos da Força Nacional ao estado do Rio de Janeiro. A medida foi informada ao governador Cláudio Castro (PL), segundo a pasta.
A ação ocorre devido à megaoperação que aconteceu na capital fluminense, que deixou ao menos 121 mortos, de acordo com a Polícia Civil.
Esta é a primeira ação anunciada do Escritório Emergencial de Combate do Crime Organizado no Rio de Janeiro, que foi anunciado na última quarta-feira (29), no Palácio da Guanabara.
“Os peritos enviados ao estado apoiarão as forças estaduais de segurança em áreas como análise dos locais de crimes, balística, genética forense para identificação de DNA, medicina legal, exames de balística, necrópsia, identificação de corpos, entre outras”, explica o ministério em nota.
Batizada de Operação Contenção, a ação envolveu cerca de 2.500 agentes das Polícias Civil e Militar, com o objetivo de frear o avanço territorial do CV (Comando Vermelho) e cumprir cerca de 100 mandados de prisão nos complexos do Alemão e da Penha.
Entre os alvos, 30 eram de outros estados, incluindo membros da facção vindos do Pará.







