Conhecida como Nebulosa do Coração (Heart Nebula, em inglês), a gigantesca nuvem de gás IC 1805 foi registrada pelo astrofotógrafo Ronald Brecher em uma imagem de alta qualidade. Em uma publicação recente em seu site, Brecher descreve a complexidade da região cósmica, que abriga diversos outros objetos celestes.
Localizada a cerca de 7.500 anos-luz da Terra, na constelação de Cassiopeia, a nebulosa faz parte de uma região conhecida como Braço de Perseu. Nessa área da Via Láctea, também é possível encontrar milhares de estrelas jovens e outras mais conhecidas, como Segin (Epsilon Cassiopeiae).
A região apresenta uma grande quantidade de hidrogênio e outros gases, ocupando uma área com mais de 300 anos-luz de diâmetro. A IC 1805 é vizinha da Nebulosa da Alma (IC 1848) e da Nebulosa Cabeça de Peixe (IC 1795).
Como a Nebulosa do Coração foi fotografada?
Apesar de sua magnitude, a Nebulosa do Coração é uma região do espaço relativamente fácil de fotografar a partir de telescópios na Terra. Contudo, não é possível observá-la com nitidez apenas olhando pelo telescópio. Porém, usar uma câmera com modo de longa exposição ajuda a capturar imagens muito mais detalhadas.
No caso de Brecher, ele utilizou a câmera astronômica QHY367C Pro combinada ao telescópio Sky-Watcher Esprit 70 EDX para registrar a nebulosa, além de outros equipamentos específicos. A exposição total da fotografia durou mais de 40 horas, e foi realizada em setembro de 2025 a partir de uma região do Canadá.
Em seu blog oficial, o astrofotógrafo explica que usou duas paletas de cores, conhecidas como Hubble e Foraxx.

A imagem da Nebulosa do Coração mostra claramente a razão por trás do seu nome: o formato que lembra um coração humano.
“Nunca capturei este objeto inteiro em uma paleta de cores de banda estreita, então este foi um conjunto de dados divertido de processar”, disse Brecher em seu site oficial ao comentar sobre a imagem.
Para realizar o pré-processamento e processamento da imagem, foram utilizados filtros, reduções de ruído, melhoramento de contraste, entre outras configurações.
O que é a Nebulosa do Coração
Também chamada de Sh2-190, a Nebulosa do Coração está localizada em uma região densa que abriga diversos aglomerados estelares e outras nebulosas. Inclusive, a intensa emissão de gases cósmicos nessa área dá origem aos processos iniciais que formam novas estrelas.
Como observar a Nebulosa do Coração
Como o processo não exige equipamentos milionários da Nasa, astrônomos amadores podem usar seus próprios telescópios e câmeras para fotografar a Nebulosa do Coração.

Os entusiastas podem observá-la ao apontar o telescópio na direção da constelação de Cassiopeia, a cinco graus da estrela Segin.







