Policiais militares do Batalhão de Polícia Militar Ambiental apreenderam aproximadamente 70 quilos de pescado transportados de forma irregular na noite deste domingo (28), em Planaltina.
A equipe do Grupo Tático Ambiental (GTA) realizava um ponto de bloqueio na área rural quando abordou uma caminhonete. Durante a busca veicular, os policiais localizaram na carroceria do automóvel caixas de isopor contendo diversas espécies, entre elas pintado, papa-terra, piau e piranha, além de apetrechos de pesca.
O condutor, de 48 anos, informou ter pescado no estado de Goiás, mas alegou desconhecer a proibição do transporte. Ele foi detido em flagrante por crime contra os recursos pesqueiros, previsto na Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e na Instrução Normativa nº 02/2019 da Secretaria de Meio Ambiente de Goiás, que estabelece a política de cota zero para transporte de pescado.
Outros dois passageiros, de 55 e 56 anos, também estavam no veículo, mas foram ouvidos e liberados.
O material apreendido foi encaminhado ao Hospital Veterinário da UnB, enquanto o condutor foi levado à 16ª Delegacia para as providências legais.