Atual campeão da CONMEBOL Libertadores, o Fluminense estreará nesta quarta-feira (3), às 21h30 (de Brasília), contra o Alianza Lima. Cabeça de chave do grupo A, o Tricolor terá, mais uma vez, que começar sua campanha longe de seus domínios.
Assim como em 2023, o Flu começará sua caminhada em Lima. Dessa vez, porém, o palco da partida será o estádio Alejandro Villanueva, casa do adversário. O local, porém, corre risco de não ser utilizado nesta fase de grupos.
Acontece que o Alianza Lima sofreu dura punição no final de 2023. A decisão do Campeonato Peruano foi disputada justamente no Alejandro Villanueva, só que com o Universitario, visitante na partida, sendo o vencedor.
Após o apito final, então, as luzes do estádio foram apagadas, para encurtar a celebração do time e da torcida rivais. Com isso, a Federação Peruana puniu o Alianza Lima, que não poderá mandar seus jogos no seu estádio.
A sanção é válida por oito meses, com o clube disputando suas partidas no Peruano no estádio Nacional, casa da seleção e do Sporting Cristal. Em competições CONMEBOL, não foi confirmado que a punição seria mantida, com o clube ainda mandando seus jogos em seu estádio.
Inaugurado em 27 de dezembro de 1974, o estádio Alejandro Villanueva tem capacidade para quase 34 mil pessoas. O Nacional de Lima, por sua vez, pode receber 43 mil pessoas. Nesse último estádio, o Fluminense venceu em sua estreia em 2023 por 3 a 1, de virada.