Na mesma entrevista que Phil Spencer falou sobre um console Xbox portátil, o chefão do Xbox também falou de outros assuntos, como a possibilidade de lojas de terceiro vendendo jogos dentro do Xbox, como a Epic Store e até mesmo o Steam.
Em entrevista ao Polygon, Spencer deixou claro que se sente frustrado com ecossistemas fechados, com lojas próprias como atualmente acontece em consoles (e no iPhone, que a Apple deve responder ao governo dos EUA em breve).
“(Considere) nossa história como a empresa Windows. Ninguém piscaria duas vezes se eu dissesse: ‘Ei, quando você está usando um PC, você decide o tipo de experiência que terá (escolhendo onde comprar jogos). Há um valor real nisso”.
Ao ser questionado se é só uma questão de acertar as coisas, Spencer foi direto: “Sim”. “A Lei de Moore desacelerou. O preço dos componentes de um console não está caindo tão rapidamente como nas gerações anteriores”, justificou o CEO do Xbox ao explicar que já não faz mais sentido o antigo conceito de perder dinheiro no começo de uma geração para aumentar o lucro com games.
“(Subsidiar hardware) se torna mais desafiador no mundo de hoje”, disse Spencer. “E vou falar, e isso pode parecer muito altruísta, não sei se isso está fazendo a indústria crescer. Então eu penso, quais são as barreiras? Quais são as coisas que criam atrito no mundo de hoje para criadores e jogadores? E como podemos fazer parte da abertura desse modelo?”
“Se eu quiser jogar em um PC para games, sinto que sou uma parte contínua de um ecossistema de jogos como um todo. Ao contrário de (consoles), meu game é meio fragmentado – para usar um termo de jogo – com base nesses diferentes ecossistemas fechados nos quais tenho que jogar”, comparou Spencer.
No entanto, não está claro se a competição de lojas dentro de consoles é um plano para a atual geração de Xbox ou para o futuro.
Suporte a mouse e teclado está chegando ao Cloud Game do Xbox
O que já está disponível, por enquanto para Insiders, é o suporte para teclado e mouse em alguns jogos na nuvem da Microsoft.
Em um novo post no blog do Xbox, a empresa revelou que usuários que fazem parte do círculo Alpha Skip-Ahead do programa Xbox Insider podem usar mouse e teclado para jogar alguns títulos pelo serviço de cloud gaming do Game Pass.
O serviço está disponível em navegadores Edge e Chrome, além do aplicativo de Xbox para Windows.
Os seguintes jogos permitem usar mouse e teclado por enquanto (com alguns possíveis bugs, já que é um teste liberado para uma quantidade limitada de usuários):
- Fortnite (apenas navegação)
- ARK Survival Evolved
- Sea of Thieves
- Grounded
- Halo Infinite
- Atomic Heart (Problema conhecido: há alguma dificuldade em alternar entre gamepad e mouse e teclado durante a transmissão do jogo)
- Sniper Elite 5
- Deep Rock Galactic
- High on Life
- Zombie Army 4 Dead War
- Gears Tactics
- Pentiment
- Doom 64
- Age of Empires 2
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no TikTok, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! | Siga João Paes Neto no Instagram e Twitter.