More
    HomeNOTÍCIASBrasileiros ficam de fora da 3ª lista de estrangeiros autorizados a deixar...

    Brasileiros ficam de fora da 3ª lista de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza


    A terceira lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza foi divulgada nesta sexta-feira (3) pela embaixada do Brasil na Palestina. Pelo terceiro dia consecutivo, brasileiros não foram contemplados e devem aguardar nova lista.

    Segundo o embaixador Alessandro Candeas, os países contemplados nesta terceira leva são Alemanha, Estados Unidos, Itália, Indonésia, México e Reino Unido.

    No total, 571 pessoas receberam liberação, dentre as quais 367 são norte-americanos e 127 britânicos.

    Veja também: Brasileiros ficam de fora de segunda lista para deixar a Faixa de Gaza

    Na quarta-feira (1º) e quinta-feira (2), respectivamente, a primeira e a segunda lista foram divulgadas com as nacionalidades contempladas a deixar Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.

    Ao todo, as duas listas somam permissões para Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão, República Tcheca, membros da Cruz Vermelha e de ONGs, Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Chade.

    Além dos 367 norte-americanos liberados nesta sexta-feira, a segunda lista já havia autorizado a passagem de 400, em um total de 576 estrangeiros, segundo a embaixada.

    Saída de brasileiros

    Na tentativa de incluir o grupo de 34 brasileiros nas próximas levas de civis retirados da Faixa de Gaza, o chanceler Mauro Vieira telefonou nesta quinta-feira (2) à tarde para o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry.

    Na conversa, segundo relatos feitos à CNN, Shoukry se comprometeu a “fazer gestões” amanhã para que os brasileiros sejam incluídos nas próximas listas.

    A expectativa, no Itamaraty, era de que dificilmente esse contato telefônico entre os chanceleres tivesse efeitos práticos já nesta sexta-feira (3). Há esperança, porém, de que os brasileiros possam ser liberados de Gaza para o Egito em questão de dias.

    Diplomatas brasileiros ouviram na quinta-feira, na sede do ministério em Jerusalém, que não há ingerência israelense na elaboração das listas e nem discriminação contra cidadãos do país.

    Mais cedo, em entrevista à CNN, o embaixador Alessandro Candeas, chefe da representação do Brasil em Ramallah (Cisjordânia), disse que faltam “critérios claros” sobre as listas de autorizados a deixar Gaza pela passagem de Rafah. “Não há critério transparente. Nos parece relativamente aleatório”, afirmou Candeas.

    (Publicado por Gustavo Zanfer, com informações de Priscila Yazbek, Daniel Rittner e Thais Arbex)



    Source link

    spot_img
    spot_img
    spot_img
    spot_img
    spot_img

    Must Read

    spot_img